Decepção, frustração, todos os adjetivos que indicam vergonha ou coisa similar podem resumir perfeitamente o que foi a Eurocopa para a Holanda, uma seleção que era apontada como favorita ao título acabou sendo a grande vergonha da competição, com três derrotas no "grupo da morte" a Holanda morreu e foi com requintes de crueldade, uma seleção que conta com os artilheiros de duas das mais importantes ligas do mundo não conseguiu corresponder às expectativas e sucumbiu diante da Dinmarca, da Alemanha e de Portugal no último e mais triste jogo da Oranje na Euro 2012.
Quem pensaria que uma seleção que agrega nomes como Van Persie, Huntelaar, Robben, Van der Vaart, Sneijder, Van der Wiel e outros bons jogadores cairia sem marcar pontos e fazendo apenas 2 gols, além de sofrer 5 gols. Enfim a Holanda foi um reflexo do que estavamos acostumados (mas não numa primeira fase de Eurocopa) uma seleção que geralmente é aquela que chega na final mas perde todos sabemos, mas uma Holanda que foi vice-campeã em 2010 da Copa do Mundo, quase ninguém imaginaria que acabasse eliminada como lanterna do Grupo B da Euro.
Vamos ao jogo contra Portugal, o mais recente e última vergonha proporcionada pela Oranje. A Holanda começou o jogo indo pra cima e tentando fazer os gols que necessitava para passar de fase, até o gol o jogo estava equilibrado com chances para Portugal e para a Holanda, aos11' veio o gol que deu esperança aos Países Baixos, mas a partir dai a Holanda incrívelmente caiu de ritmo e Portugal dominou o jogo, aos 28' Cristiano Ronaldo fez seu primeiro gol na Eurocopa (tinha que ser contra a Holanda) dai por diante não mudou muita coisa, Portugal esteve melhor na partida mesmo com a Holanda tentando vencer o jogo, num desses ataques desesperados da Holanda a classificação, o sonho acabou e o pesadelo começou, num contra ataque veloz de Portugal veio o golpe final, Cristiano Ronaldo recebeu a bola, cortou o zagueiro e com a maior tranquilidade do mundo mandou a bola pra rede e decretou a eliminação holandesa da Euro.
A Holanda resumiu bem o que é um time com crise de egos, jogadores que não aceitam a reserva mesmo sabendo que apenas 11 jogam e que é o treinador quem decide quem vai pro campo e quem vai pro banco, enfim, o futuro da Holanda não é tenebroso como parece, pelo menos a princípio, se Bert van Marwijk ficar no comando da Oranje deve fazer uma renovação ou continuar com esses jogadores ? eis a questão, se optar por uma renovação terá bons nomes a sua disposição além de alguns que estavam no grupo da Euro como Schaars, Narsingh, Luuk de Jong e Strootman, tem outros bons nomes como o artilheiro da última Eredivisie Bas Dost, além de Rick van Wolfswinkel destaque no Sporting de Portugal, o jovem defensor Stefan de Vrij do Feyenoord, e outros bons jogadores que surgem na Holanda, mas para isso o treinador da seleção Oranje terá que abandonar seus medalhões, será que ele conseguirá ? é o que veremos na Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Além é claro que a Holanda tem que parar de amarelar ou laranjar.
ééé foi feio mesmo pra Holanda :(
ResponderExcluir