Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Eredivisie Inside: FC Utrecht


Nome: Football Club Utrecht
Apelido: Utreg
Cidade: Urecht
Fundação: 1 de Julho de 1970
Estadio: Galgenwaard
Capacidade: 24. 426 pessoas
Rivalidades: AFC Ajax, Feyenoord, ADO Den Haag.
Cores: Vermelho e Branco
Títulos Importantes:
1 Eredivisie: (195758) - Como VV DOS
3 Copas KNVB (1984/85, 2002/03 e 2003/04)
1 Supercopa Holandesa: (2004)
Presidente: Wilko van Schaik
Técnico: Jan Wouters


Ídolos eternos e recentes: 
Louis van den Bogert, Cor Luiten, Tonny van der Linden, Dirk Kuyt, Jan Willem van Ede, Frans Adelaar, Jan Wouters, John van Loen, Gert Kruys, Herman Verrips, Gerrit Plomp, Ton van der Kruyk, René Ponk, Harald Wapenaar, Pascal Bosschaart, Alje Schut, Jean-Paul de Jong, Co Adriaanse, Cor Hildebrand, Ed van Stijn, Hans van Breukelen, Leo van Veen, 

História:
O FC Utrecht foi fundado em 1° de Julho de 1970, após a fusão de três clubes da cidade de Utrecht, o USV ElinkwijkVelox e o VV DOS, que havia sido campeão Holandês no final dos anos 50. A fusão dos clubes foi causada por más campanhas dos três clubes nas Eredivisies anteriores, além das más administrações que quase levaram os clubes a falência. Durante o primeiro ano de existência, o clube praticamente não fez contratações, afim de cortar gastos e o único jogador trazido na temporada foi o zagueiro Co Adriaanse (Hoje treinador), que viera do Volewijkers de Amsterdam. Naquela temporada de 1970/71 o FC Utrecht terminou com um honrado 9° lugar.
O FC Utrecht esforçava-se para manter-se na primeira divisão, lutou contra o rebaixamento nos anos 70, principalmente nas temporadas 1974/75 e 1975/76 quando terminou em 15° e 14° respectivamente.
Na década de 80 o FC Utrecht começa a crescer e logo na temporada 1980/81 terminou com um saboroso 3° lugar o que permitiu ao clube jogar a Copa UEFA daquele ano, o clube também revelou jogadores importantes como Hans van Breukelen. Entretanto na mesma época o FC Utrecht viu-se num mar de lama com fraudes em salários de jogadores e dirigentes que já vinham desde 1976, mas que só foram descobertos entre 1980-81, porém houve um movimento em prol do clube para evitar que o FC Utrecht fosse fechado, que foi comandado pelos próprios jogadores liderados por Van Breukelen. O "movimento de resistência" deu certo e evitou a falência do clube, que logo depois (sob grande pressão popular) construiu um estádio novo, o "Nieuwe Galgenwaard" em 1982. No mesmo ano o FC Utrecht chegaria a final da Copa KNVB contra o AZ, mas a equipe de Alkmaar sairia vencedora. Três anos mais tarde o clube seria enfim campeão da Copa KNVB, ao derrotar o Helmonds Sport na final por 1 - 0, gol de John van Loen. Junto com título vieram outras revelações de jogadores como Jan Wouters e Frans Adelaar, que jogariam juntos por muito tempo no clube.
Nos anos 90 surgiram problemas dentro do clube, pois a equipe não conseguia se classificar para competições européias o que causou a perda de muitas receitas ao clube, chegaram novos dirigentes e técnicos ao clube, mas a situação se manteve com brigas internas, vendas de jogadores importantes e um rombo nas finanças do clube. Em 1996 o clube firmou patrocínio com a empresa AMEV, que deu um grande impulso financeiro, aí o FC Utrecht começou a sonhar alto (demais) e já visava a construção de um novo estádio, uma vez que o clube não considerava mais adequado "Nieuwe Galgenwaard". Na virada do milênio, o novo estádio então fora construído, contudo devido a mais uma crise financeira que se instalou no clube, o FC Utrecht viu-se sem dinheiro para pagar a Midreth (empresa responsável pela obra), com isso o Utrecht contraiu uma enorme dívida de quase 5,5 milhões de Euros. Mas graças a parcerias com a AMEV, a cidade de Utrecht e uma tremenda reorganização nas ações do clube o FC Utrecht foi aos poucos saldando a dívida. Mas a década de 2000 é também marcada no Utrecht com duas conquistas seguidas de Copa KNVB em 2002/03 e 2003/04, revelando Dirk Kuyt e destacando jogadores como Jean-Paul de Jong e Alje Schut. 
Recentemente em 2007 o clube passou por mais um problema com o Conselho Fiscal do País envolvendo o ex-presidente do clube Jan Willem van Dop. Em 2008, o FC Utrecht foi "comprado" pelo empresário Frans van Seumeren que adquiriu cerca de 51% das ações do clube.

Curiosidades:
1 - O clube faz parte do seleto grupo de times que nunca foram rebaixados para a Eerste Divisie, desde 1970 sempre jogando na Eredivisie.

2 - O FC Utrecht sempre foi conhecido por suas manobras e falcatruas a margem da lei, então grupos de fanáticos torcedores criaram a "Bunnikside" (Lado Infame), uma torcida organizada, que estava junto a equipe em todos os jogos, mas junto com a criação da Bunnikside vieram constantes violentos confrontos com outras torcidas e com a polícia (principalmente)

Uniformes:

Home (Vestida por um torcedor)
Away













Provável time titular: : Ruiter, Bovenberg, van den Hoorn, Wuytens, Bulthuis, Mårtensson, Duplan, Asare, Sarota, Mulenga, Gerndt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário