Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eredivisie Inside: FC Twente Enschede


Nome: Football Club Twente Enschede 1965.
Apelido: De Tukkers (sem tradução), The Reds 
(Os vermelhos), Pride of the East (Orgulho do Leste)
Cidade: Enschede
Fundação: 1 de Julho de 1965
Estadio: Grolsch Veste
Capacidade: 30.000
Rivalidades: Heracles Almelo, FC Groningen
Cores: Vermelho
Títulos Importantes:
2 Eredivisies: 1925/25 (como SC Enschede) e 2009/10 (como FC Twente)
3 Copas KNVB: 1976/77, 2000/01 e 2010/11
2 Johan Cruijff Schaal: 2010 e 2011.
Presidente: Joop Munsterman
Técnico: Steve McClaren
Ídolos Eternos e Recentes: 
René e Willy van de Kerkhof, Blaise N'kufo, Dick van Dijk, Ab Gritter, Hallvar Thorensen, Theo Pahlplatz, Edi Drost, Jan Jeuring, Piet Schrijvers, Kees van Ierssel, Frans Thijsen, Johan Zuidema, Niels Overweg, Arnold Mühren, Piet Wildschut, Heini Otto, Theo Snelders, Sander Boschker, Nico Jan Hoogma, Douglas, Luuk de Jong, André Karnebeek, Jeroen Heubach, Eddy Achterberg, Kalle Oranen, Erik Ten Hag, Jan van Halst, Wout Brama, Kick van der Vall, Manuel Sanches Torres.

O FC Twente foi fundado em 1965 após a fusão de dois clubes rivais, o  Sportclub Enschede (1910) e  Enschedese Boys (1906). Inicialmente a ideia de uma fusão entre esses dois clubes era tratada como uma heresia, devida a grande rivalidade entre as duas equipes, mas devido a crise financeira existente na Holanda, que obviamente atingiu os clubes, então no dia 1° de Julho de 1965 os clubes se fundiram para formar o FC Twente. Ambos os clubes ainda existem de forma amadora.
Os primeiros anos de existência do clube foram bastante animadores, apesar não disputarem as primeiras posições, a equipe mostrava um rápido amadurecimento e desenvolvimento. No final da década de 60, com a contratação do goleiro Piet Schrijvers e o aparecimento de bons jogadores dentro da equipe, como Johan Zuidema, Jan Jeuring (2° maior artilheiro do clube) e os irmãos René e Willy van de Kerkhof o FC Twente alcançou um impressionante 3° lugar na temporada 1968/69.
Já no inicio da década de 70, o FC Twente passou a brigar pelas primeiras posições, na temporada 1973/74, Os Tukkers conseguiram o vice-campeonato disputando com o Feyenoord até a ultima rodada, quando os dois times se enfrentaram no ultimo jogo da competição. Os Rotterdammers venceram a partida por um apertado 3 - 2 em Rotterdam. Apesar da frustração de ter perdido o título na ultima rodada, a segunda posição naquele ano rendeu ao clube a vaga para disputar a Copa UEFA de 1974/75 (Atual Europa League). Após uma campanha com vitorias contra o Dudka Praga – Tchecoslováquia (oitavas-de-final) e Juventus na semifinal, infelizmente o time parou na final contra o Borussia Monchengladbach da Alemanha, que contava com os campeões mundiais de 1974: Berti Vogts, Ulrich Hoeness, Juup Heynckes, e Rainer Bonhof. A decepção foi muito, mas muito grande... Após a equipe conseguir segurar um 0 – 0 sofrido na Alemanha, o Twente foi destroçado jogando em casa em pleno Diekman Stadion perdendo por INEXPLICÁVEIS 5 – 1 para os Alemães. Mas no final da década o FC Twente finalmente conseguiria um título, os Tukkers conquistaram a Copa KNVB de 1976/77 ao derrotarem o PEC Zwolle por 3 - 0, com gols de Epi Drost (C), Arnold Muhren e Jan Jeuring. (Vídeo abaixo com os gols do jogo, um achado e tanto)



Depois de 1977, o FC Twente não conseguiu manter o bom nível e começou a fazer campanhas ruins até ser rebaixado na temporada 1981/82. O rebaixamento causou uma reestruturação na comissão técnica do clube, que agora contava com Fritz Korbach no comando técnico da equipe, com o antigo ídolo do clube Epi Drost como assistente técnico. O time voltou para a primeira divisão na temporada seguinte em 1983/84. Apesar disso o time não consegue empolgar e sofre com o fantasma de um novo rebaixamento, até que em 1986, Korbach é demitido e da lugar a Kees Rijvers, que já havia comandado o time nos anos 60. Novamente com Rijvers como treinador da equipe, os Tukkers voltam a fazer uma boa campanha em 1987/88 terminando com um suado 3° lugar.
Nos anos 90, o Twente novamente volta a fazer campanhas medianas, mas apresentando bons jogadores como Prince Polley e Paul Bosvelt. A grande modernização do clube foi acontecer na temporada 1997/98, sob o comando do treinador Hans Meyer quando o FC Twente mudou-se para o Arke Stadion (atual Grolsch Veste) e deixou o Diekman Stadion (que foi demolido), no mesmo ano o Twente voltou a disputar a Copa UEFA, e alcançou as oitavas-de-final quando o time foi eliminado pelo Auxerre.
Nos anos 2000, Meyer deixar o clube para a chegada de outro antigo ídolo dos Tukkers, Fred Rutten que jogou toda a carreira no Twente (1979-1992) volta para assumir o cargo de treinador do time. Após um longo jejum de títulos, na temporada 2000/01 o FC Twente conquista sua segunda Copa KNVB, ao derrotar o PSV por 4 - 3 nos pênaltis. (video da disputa de pênaltis, outro grande achado).

PSV:
Kevin Hoofland ; Ruud van Nistelrooy ; Mark van Bommel ; John de Jong ;

 Ronald Waterreus  e Joonas Kolkka .

FC Twente:
Jan Vennegoor of Hesselink ; Scott Booth ; Jeroen Heubach ; André Kanebeek 

Sjaak Polak  e Dennis Hulshoff 



Apesar do titulo em 2001, dois anos depois o time estava atolado de dívidas, a situção era muito, mas muito ruim que o clube quase fechou as portas. Entretanto o ano de 2003 também reservou algo bom para o FC Twente, a chegada de Blaise N'kufo (Maior artiheiro da historia do clube). A crise foi superada e depois o clube voltou a fazer boas campanhas. Desde 2009 para cá o Twente vem fazendo grandes campanhas e conquistando títulos importantes. Em 2010, os Tukkers tiveram sua maior conquista, a Eredivisie 2009/10, que veio acompanhada
da conquista da Copa KNVB de 2011. Os principais heróis daquelas conquistas eram Bryan Ruiz, Theo Janssen, Wout Brama, Douglas, Blaise N'kufo, Cheik Tioté,  Luuk de Jong, Peter Wisgerhof entre outros, Além disso muitos desses jogadores também conquistaram os Johan Cruijff Schaal de 2010 e 2011.


Uniformes home e away 2012/13

Curiosidade: Blaise N'kufo foi o artilheiro do time por 6 temporadas seguidas, desde a temporada 2002/03 até a temporada 2008/09, N'kufo tem ao todo 114 gols pelo FC Twente e é considerado uma lenda pelos torcedores.
Link Adicional.

Provável Time Titular: Mihaylov, Breukers, Wisgerhof, Douglas, Schilder, Brama, Fer, Janssen, Tadic, Bulykin e Chadli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário