Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eredivisie Inside: Willem II

Nome: Willem II Tilburg
Apelido: Tricolores

Cidade: Tilburg
Fundação: 12 de Agosto de 1896
Estadio: Koning Willem II Stadion (Estádio Rei William II)
Capacidade: 14.600
Rivalidades: NAC Breda
Cores: Vermelho, Branco e Azul

Títulos Importantes:
3 Eredivisies: 1915/16, 1951/52 e 1954/55.

2 Copas KNVB: 1943/44 e 1962/63
Presidente: Marco Wilke
Técnico: Jurgen Streppel
Ídolos Eternos:
Jos van Son, Tinus de Beurden, Louis Schollaert, Sjel de Bruijckere, Piet de Jong, Jo Mommers, Jan van Roessel, Chris Feyt, Geert de Vlieger, Maikel Aerts, Jim van Fessem, Kew Jaliens, Joris Mathijsen, Sami Hyypia, Ibrahim Kargbo, Bert Konterman, Denny Landzaat, Earnie Stewart, Tomas Galasek, Edwin Godee, Raymond Victoria, Tom Caluwé, Said Boutahar, Dmitri Shoukov, Martin van Geel, Jean-Paul van Gastel, Bud Brocken, Mariano Bombarda, Jatto Ceesay, Mohamed Sylla.

História:

Em 12 de Agosto de 1896 o Willem II foi fundado por Gerard de Ruiter, um estudante da MTS Amsterdam e também aprendiz na principal oficina ferroviária de Tiburg, De Ruiter gostava muito de futebol e então ele juntou um grupo de 12 pessoas e cria o Tilburgia, que 18 anos mais tarde teria seu nome mudado para Willem II, em homenagem ao antigo Rei Willem II de Holanda (que reinou entre 1840-1849) e como príncipe liderou o exército Holandês contra o levante belga, o Rei Willem II tinha seu quartel general na cidade de Tilburg e também morreu na cidade.
Em 1904, o Willem II (clube de futebol) entrou para a NVB (atual KNVB) e passou a figurar nos campeonatos regionais e nacionais. Os primeiros anos na Associação Holandesa de Futebol praticamente não valeram nada ao clube de Tilburg, afinal de contas os clubes que venciam os campeonatos nacionais da época eram os do Sul, entretanto o Willem II quebra essa escrita e torna-se o primeiro clube do norte a ser Campeão Nacional em 1916.

Willem II campeão de 1915/16, equipe: Walter van den Bergh,
Harrie van Gerwen, Louis Marsé, Pim Versluys,
 Harrie Mommers, Louis Schollaert, Harrie van Asten,
 Jos van Son, Toon van Son, Tinus van Beurden, Jef Briaire.
















A década de 40 foi dura para o Willem II, devido a invasão Alemã. Os Alemães levaram quase toda a madeira da cidade para servir como lenha para a guerra. Mas mesmo com a guerra, as competiçoes esportivas não pararam e o clube foi campeão regional em 1943, um ano mais tarde em 1944 o Willem II foi campeão da Copa NVB (Atual Copa KNVB - Copa da Holanda), os principais destaques da equipe campeã de 1944 eram o atacante Wim Engel "O anjo louco", o volante/zagueiro Bert van Ierland e o goleiro Henk Mes.
Após o fim da 2° Guerra o Willem II começa a fazer grande sucesso, ganhando respeito dentro da Holanda. Em 1947 o clube começa a erguer seu primeiro estádio, o qual ficou "pronto" em 1938, o estádio passaria por uma série de adaptações e foi realmente concluído em 1953. Um ano antes da conclusão do estádio, o Willem II torna-se pela 2° vez campeão nacional holandês, ao derrotar o Ajax por 1 - 2 no estádio Olímpico de Amsterdam, com destaque para os atacantes Jo Mommers e Jan van Rossel. Pouco tempo depois o Willem II conquista seu 3° título nacional, na temporada 1954/55, o campeonato desta temporada é foi um dos primeiros campeonatos nacionais semi-profissionais, o primeiro campeonato nacional profissional seria na temporada seguinte. Destacam-se da do time campeão de 1955 o treinador Frantisek Fadrhonc, os defensores Frans van Loon e Jef Mertens,  o meio-campista Toon Becx e os atacantes Piet de Jong (maior artilheiro do Willem II) e Sjel de Bruijckere.

Willem II campeão de 1954/55, equipe: Cees Botermans,
Janus Wagener, Piet van Beers, Jef Mertens, Frans van Loon,
Rinus Formannoy, Jo Mommers, Piet de Jong,
Sjel de Bruyckere, Jan van Roessel e Toon Becx.
A partir da segunda metade da década de 50, mais precisamente em 1956 o futebol profissional passou a ser permitido na Holanda. Juntamente com a profissionalização, o Willem II passa por uma fase dificil e o clube é rebaixado para a Eerste Divisie em 1956/57, mas o clube retorna a Eredivisie na temporada seguinte. No ano de 1958 começam a surgir discussões sobre uma possível fusão entre NOAD (Atual NAC Breda), Longa e Willem II, discussão essa que se arrastaria até o final dos anos setenta e que de nada adiantaria. Um fato curioso ocorreu em 1959, quando o Botafogo jogou um amistoso contra o Willem II, o clube carica contava com estrelas como Didi, Zagallo e principalmente Garrincha, enquanto o Willem II contava com os reforços de Cor van der Hart (Fortuna 54'), Leo Canjels (NAC Breda) e Faas Wilkes (Fortuna 54') que vieram só para jogar aquela partida, mas pouco se valeram os reforços de ultima hora, o Botafogo ganhou a partida por 4 - 1.


Time do Botafogo que enfrentou o Willem II.
Os anos 60 e 70 são considerados a pior fase do clube, o Willem II não consegue manter o bom nível das décadas anteriores, começa a passar por grandes dificuldades financeiras, até que é enfim rebaixado para a Eerste Divisie na temporada 1962/62, apesar do rebaixamento, na mesma temporada o Willem II consegue a façanha de ser campeão da Copa KNVB ao derrotar o ADO Den Haag por 3 - 0... E por vencer a copa da Holanda, o Willem II disputou a Copa dos Campeões da Europa (Atual UEFA Champions League) da temporada seguinte, eles enfrentaram o poderoso Manchester United, clube que os venceu por 7 - 2 (agg.), apesar da derrota só o fato de terem chegado a Liga dos Campeões já foi um feito e tanto para um clube que foi rebaixado na temporada anterior e que passaria quase duas décadas na Eerste Divisie.
Na década de 80 o Willem II volta a figurar na Eredivisie, o clube conseguiu o retorno na temporada 1979/80. Mas mesmo com a volta da equipe a divisão principal, o Willem II segue a sofrer com as dívidas e por pouco não vai a falência. Dentro de campo a volta a Eredivisie foi encarada como, devida a má fase enfrentada pelo clube dentro e fora das quatro linhas. O time conseguiu se manter na Liga principal até 1983/84, quando sofreu mais um rebaixamento. Na temporada 1987/88 conseguiu um novo acesso a Eredivisie e partir daí o clube começa a se reerguer tanto no futebol, quanto financeiramente. Nos anos 90 o clube se mantem na Eredivisie com campanhas regulares, em Agosto de 1996 Willem II completa os seu centenário e pouco tempo depois o Willem II começa a frequentar as competições europeias, com em 1997/98 quando disputou a Copa UEFA (Atual Europa League), alcançando a segunda fase da competição sendo eliminado pelo Real Betis (1-4 agg.) e no final da década em 1998/99 o clube termina em segundo lugar na Eredivisie, o que rendeu ao clube uma vaga na Champions League. O Willem II caiu no "Grupo G" de Sparta Praga, Bordeaux e Spartak Moscow, os Tricolores ficaram em ultimo no grupo, não venceram nenhum jogo e apenas somaram 2 pontos. Nos anos 90 destacaram jogadores como Martin Geel, Jean-Paul van Gastel, John Feskens, Sammy Hyppia, Tomás Galásek, além dos treinadores Piet Visser e Co Adriaanse.
Na virada do milênio, o Willem II volta a fazer campanhas medianas, sem brilho, mas sem risco de rebaixamento. No ano de 2005, o Willem II comemorou os 50 anos do primeiro título profissional da Holanda, que foi conquistado pelo clube lá em 1955. A partir de 2006 o clube passa a fazer más campanhas, correndo seríssimo de descenso para Eerste Divisie, o time sobreviveu aos playoffs em 2005/06 e em 2009/10, até que em 2010/11 o time foi enfim relegado para a Eerste Divisie. Após um temporada na segunda divisão o Willem II retorna nesta temporada de 2012/13. 

Uniformes 2012/13
Curiosidade: Os torcedores do Willem II tem grande simpatia com o Bistrol City da Inglaterra, muitos torcedores do Willem II são vistos no 'Eastend', partida clássica entre Bistrol City e Sheffield Wednesday.

Provável Willem II: Meul, Van Buuren, Haastrup, Van Der Rijt, Pique, Misidjan, Mulder, Haemhouts, Vossebelt, Hocher e Sneijders. (4-3-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário