Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eredivisie Inside: NAC Breda

Nome: NOAD ADVENDO Combinatie Breda
Apelido: Parel van het Zuiden (Perola do Sul), Geel Leger (Exercito Amarelo), De Rats ("os ratos")
Cidade: Breda
Fundação: 19 de Setembro de 1912
Estadio: Rat Verlegh Stadion 
Capacidade: 19.000 pessoas
Rivalidades: Willem II Tilburg
Cores: Amrelo e Preto

Títulos Importantes: 
1 Eredivisie (1920/21)
1 Copa KNVB (1972/73)
Presidente: Ronald Clayden
Técnico: John Karelse

Idolos Eternos: Antoon "Rat" Verlengh, Pierre van Hoijdoonk, Earnest Stweart, Kees Rijvers, Cor Kools, Daan Schrijvers, Frans Vermeulen, Ad Brouwers, Jan van Gorp, Stanley Bish, Martien Vreijsen, Ferry van Vliet.

História:
NAC Breda foi fundada em 19 de setembro de 1912, quando os dois clubes ADVENDO (Aangenaam Door Vermaak ENttig Door Ontspanning (Agradável para seu entretenimento e útil para o seu relaxamento)) e NOAD (NOoit Opgeven, Altijd Doorzetten (Nunca desista, sempre persevere)) fundiram-se para formar um novo clube. Durante a fusão dos dois clubes, criou-se um clima de tensão sobre a escolha do nome, pois queriam que o nome do clube fosse apenas NOAD, irritando bastante os membros do ADVENDO, foi aí então que Frans Konert propôs o nome de NAC (NOAD ADVENDO Combinatie), agradando assim ambas as partes. 
Os primeiros anos do clube não foram muito bons, mas quando o NAC Breda mudou-se para o novo estádio ‘t Ploegske os resultados começaram a melhorar, tornando o NAC Breda um dos clubes mais importantes da "Divisão do Sul". Em 1919 NAC sagrou-se campeão da Divisão do Sul e ganhou o direito de jogar o Torneio Nacional pelo título Holandês. Durante esta competição NAC terminou no último lugar. Em 1920, o NAC foi um dos primeiros clubes a jogar partidas internacionais, o NAC jogou um jogo amistoso contra o Real Madrid CF, na qual o NAC venceu este jogo com 0-4 e os jornais espanhóis chamavam o NAC 'Los muchacos del Breda, maestros del futbol'. 
No ano de 1921, NAC comemorou o título mais importante de sua história, o título de campeão Holandês, quando o "Exercito Amarelo" derrotou clubes de peso na época como o Ajax, Be Quick 1887 e Go Ahead Eagles, consagrando o meia-atacante Antoon "Rat" Verlegh como o maior jogador da história do clube.
Durante os anos 20's e 30's, o NAC continuou a jogar em alto nível e venceu por mais 6 vezes o titulo da "Divisão do Sul", consagrando toda uma geração que até hoje é lembrada como um dos grandes times do futebol holandês, tanto pela imprensa, quanto pelos torcedores. No ano de 1931, Rat Verlegh aposentou-se do futebol e no mesmo ano o NAC teve um problema com a cidade de Breda por causa terreno do estádio ‘t Ploegske, no final das contas o terreno foi loteado em área residencial e o NAC teve de deixar Breda, para mudar-se para a cidade de Princenhage, onde em dois meses o estádio Heuvelstraat foi construído e ali o NAC jogou até o ano de 1940, quando o NAC voltou de vez para a cidade de Breda, jogando no estádio Beatrixstraat.
Nos anos 50's, o Futebol Profissional começou a ser introduzido na Holanda, o que acabou com muitas ligas regionais (incluindo a Divisão do Sul) e consolidou a Liga Nacional. Num dos primeiros campeonatos nacionais profissionais, na temporada 1954/55, o clube de Breda terminou em segundo lugar, atrás de seu principal rival Willem IIOs anos 60's não foram nada bons, uma década marcada por seguidas catástrofes no clube. No dia 12 de Março de 1960 morre o ídolo Antoon "Rat" Verlegh em acidente de carro, a noticia só chegou ao clube no dia 14. E nos anos de 1961 e 1962 o NAC ainda perdeu mais dois presidentes do clube, Jacques Piederiet (1961) e Le Fevre (1962). Para piorar, na temporada 1964/65 o clube ainda foi rebaixado para a Eerste Divisie. O rebaixamento da equipe significou uma quase total mudança na diretoria do clube, o que resultou numa promoção para a Eredivisie na temporada seguinte.
Na década de 1970, o NAC viveu outro grande momento em sua história, no dia 31 de Março de 1973, a equipe de Breda sagrou-se campeã da Copa KNVB, ao derrotar o NEC Nijmegen por 2 - 0. Já os Anos 80 não foram bons para o NAC, o foi rebaixado por duas vezes e os problemas financeiros começaram a atingir o clube, que por pouco não foi liquidado. Durante a década de 90, o clube passou por uma nova reestruturação e na temporada 1991/92 voltou a Eredivisie, mas nem por isso deixou de sofrer com os apertos financeiros. Na mesma década, o NAC decidiu abandonar o antigo estádio Beatrixstraat para construir um novo estádio, chamado FujiFilm Stadion (Atual Rat Verlegh Stadion), o qual ficou pronto para uso do clube em 1996, entretanto a década de 90 terminou de forma muito amarga para o clube de Breda, com o rebaixamento do time para a Eerste Divisie em 1999. As finanças do clube não iam bem, o que obrigou o NAC a vender o estádio a um grupo de investidores para de evitar uma eventual falência.
O NAC abriu os anos 00's com a volta para a Eredivisie no ano 2000. No ano de 2003, a Cidade de Breda comprou o FujiFilm Stadion como forma de apoio ao clube da cidade, e como agradecimento o NAC "mudou" seu nome para NAC Breda oficialmente. Em 2006, o clube decide mudar o nome de seu estádio para Rat Verlegh Stadion, para homenagear o ídolo máximo de sua história. Atualmente o NAC ainda sofre bastante para pagar as contas, estima-se (em 2011) que o clube deve cerca de 7,1 milhões de Euros.


Curiosidades: 


1 - O NAC Breda é o clube de futebol que tem o nome mais comprido de todo o mundo. Veja: N.A.C. é uma sigla dentro de outra sigla.
N= Nooit Opgeven, Altijd Doorzetten.
A= Aangenaam Door Vermaak ENttig Door Ontspanning.
C= Combinatie.
Logo, N+A+C = NOAD ADVENDO Combinatie, vulgo NAC.


Antigo escudo,
mas que será usado
nesta temporada.
2 - O NAC usou durante os anos de 1912 até 1968 um escudo diferente do atual. Era todo preto, com uma faixa amarela em diagonal com a sigla do clube.


3 - Hoje em dia o uniforme do NAC é amarelo com faixa diagonal preta, mas nem sempre foi a  assim. O primeiro uniforme da equipe era camisa preta com faixa diagonal amarela, calções brancos e meias pretas. Em 1916 o uniforme mudou para uma todo branco que permaneceu até os anos 60, quando depois passou a ser parecido com o atual.


4 - Em 1935 NAC também foi o primeiro clube na Holanda para viajar de avião para uma partida fora de casa contra GVAV.


5 - Em 1975, a diretoria do NAC decidiu mandar seus jogos em casa nos sábados a noite, neste período um grupo de fanáticos torcedores criou a torcida organizada Avondje NAC (NAC de Noite), são conhecidos por seu apoio incondicional e feroz o que atraía muitos jovens, além disso a Avondje NAC era uma mistura de extravagancia, muita cerveja, fanatismo e amor pelo clube. 
Os torcedores do NAC tem um conselho que foi criado na época das "vacas magras" para 'proteger' o clube e representar os interesses da torcida na parte administrativa do clube.


Já que até agora o NAC não lançou kit 2012/13, acho que
o uniforme deve ser o mesmo de 2011/12. Esse aí na foto.


Provável Time Titular:
Ten Houwelaar, Janse, Botteghin, Looms, Zonnenveld, Gilissen, Luijckx, Gudelj,Schalk, Lurling e Hadouir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário